Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

A boa gestão começa pelo exemplo







Tenho visto com freqüência em discussões nas redes sociais sobre como é importante o envolvimento da alta direção com o sistema de gestão da qualidade ISO 9001 ou qualquer outra norma implementada na empresa. Sempre que dou algum treinamento em organizações que estão começando a trabalhar nos moldes das normas internacionais, friso que esses sistemas não são feitos de papéis e procedimentos e sim de pessoas, quer dizer, do envolvimento de pessoas com o sistema.


Todos os níveis da organização “devem” estar envolvidos iniciando com a alta direção e replicando-se para todos os colaboradores, caso contrário é difícil obter sucesso no atendimento das metas propostas e até mesmo na utilização da ferramenta gerencial implantada, seja ela da qualidade, ambiental ou outras. É como diz a máxima: ensine pelo exemplo. 

Diretores envolvidos conseqüentemente envolvem sua equipe e com isso toda a organização é otimizada. Uma gestão deficiente, onde a alta direção não se envolve e nem sequer sabe o que acontece não pode cobrar resultados a contento, isso também vale para o outro lado da extremidade, ou seja, os colaboradores. Gerar documentos e registros só para fazer volume…não dá mais! É bom repensar os conceitos e aproveitar para preservar o meio ambiente, afinal gastar papel pra quê?


Luana Eid Ferraz de Aguiar Tricai
Diretora Empresarial da Tricai Auditoria e Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário