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quinta-feira, 29 de março de 2012

POR QUE QUALIDADE MELHORA A PRODUTIVIDADE?


Porto Alegre, RS.


Faz alguns anos preparei e divulguei entre clientes e usuários algumas definições sobre estes assuntos, estudadas de diversos ilustres autores. 

Me parece oportuno colocar este material a vossa disposição agora.
É muito importante entender alguns conceitos em separado, para depois relaciona-los.
Por exemplo, a questão da "rapidez", relacionada com eficiência, é apenas uma parte do sistema em análise e não é diretamente produtividade nem Qualidade.
Devemos lembrar que aqui estamos falando de Qualidade Total (filosofia de Gestão) e não apenas de "qualidade do produto" (também uma parte importante do todo).
Os conceitos de "cliente" (externo e interno), "valor" e "eficâcia" são fundamentais para entender a Qualidade Total como um sistema que "bombeia" Produtividade e ajuda a conseguir a preferência do cliente.
Desculpem as maiúsculas, produto de uma cópia do material que já tinha preparado.
Abraços.

OBJETIVO DE UMA ORGANIZAÇÃO:

• ATENDER NECESSIDADES DE CLIENTES, PROPRIETÁRIOS, COLABORADORES, COMUNIDADE E OUTRAS PARTES ENVOLVIDAS.
• OBTER RESULTADOS, DE MANEIRA SUSTENTÁVEL, QUE ASSEGUREM SUA SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO, AUMENTANDO SUA COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE.

VALOR E PRODUTIVIDADE:

• VALOR É O CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS ENTREGUES QUE SÃO PERCEBIDAS (E PAGAS) PELOS CLIENTES POR ATENDER SUAS NECESSIDADES. 
• EFICÁCIA É RESULTADO OU VALOR OBTIDO PELO VOLUME PRODUZIDO E ENTREGUE, OU SEJA, EFICÁCIA = VALOR OBTIDO / VOLUME PRODUZIDO.
• EFICIÊNCIA É O VOLUME PRODUZIDO COM DETERMINADOS RECURSOS UTILIZADOS, OU SEJA, 
EFICIÊNCIA = VOLUME PRODUZIDO / RECURSOS UTILIZADOS. 
• A PRODUTIVIDADE SE OBTEM COM EFICÁCIA E EFICIÊNCIA , OU SEJA, EFICÁCIA x EFICIÊNCIA, OU, (VALOR OBTIDO / VOLUME PRODUZIDO) X (VOLUME PRODUZIDO / RECURSOS UTILIZADOS) 
ENTÃO: PRODUTIVIDADE = VALOR OBTIDO / RECURSOS UTILIZADOS.
OBS.: O VOLUME PRODUZIDO É DE PRODUTOS COM QUALIDADE ACEITA. PRODUTOS DEFEITUOSOS GERAM RETRABALHO, DESPERDÍCIO E ATRASOS, DIMINUINDO A PRODUTIVIDADE E OS RESULTADOS.

FUNÇÃO BÁSICA DE UM RESPONSÁVEL POR ÁREA EM QUALQUER NÍVEL (DIRETOR, GERENTE, SUPERVISOR, CHEFE, ENCARREGADO, LIDER, ETC.):

 PLANEJAR E ATINGIR METAS DE SUA ÁREA, ALINHADAS COM AS METAS DA ORGANIZAÇÃO (TENDO COMO NORTE A MISSÃO, A VISÃO E A POLÍTICA DA QUALIDADE).
 LEVANTAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS OU ANOMALIAS OU DESVIOS (COM CRITÉRIO CORRETIVO E PREVENTIVO, ACUMULANDO E REGISTRANDO EXPERIÊNCIAS).
 LIDERAR PESSOAS (ORIENTANDO, CAPACITANDO, APOIANDO, AVALIANDO, FORMANDO EQUIPES, GARANTINDO AS COMUNICAÇÕES, OBTENDO SINERGIA COM UNIÃO DE ESFORÇOS, CRIANDO CONDIÇÕES DE MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO, ETC.).
OBS.: QUEM GERENCIA DEVE PRIORIZAR A EFICÁCIA (RESULTADOS) E DELEGAR (ACOMPANHANDO DE PERTO E COBRANDO) A EFICIÊNCIA (VOLUME, PRAZOS E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS).

Extraído do post do LinkedIn: "POR QUE QUALIDADE MELHORA A PRODUTIVIDADE?"

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