Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Você Não É um Aplicativo!


O livro GADGET – Você não é um aplicativo!, de Jaron Lanier, parte do pressuposto de que a glorificação de mantras – como colaboração online, informação livre e sabedoria das multidões – têm ofuscado a criatividade individual e o livre-arbítrio.

A partir disso, o autor foca as críticas nas plataformas de redes sociais. Com a autoridade de ser um dos visionários pioneiros da web, Lanier afirma que as atuais redes sociais são impessoais e incentivam as pessoas a criar presenças online padronizadas. Reflexos de como as pessoas se diminuem para poder utilizar um serviço de internet, enquanto que, contrariamente, os serviços de internet que deveriam se adaptar ao usuário.

Lanier também nos mostra como a paranoia antigoverno dos anos 1960 influenciou o design do mundo on-line e permitiu a agressividade e a trivialização do discurso on-line; como o compartilhamento de arquivos está matando a classe média artística; como uma crença em um “arrebatamento” tecnológico motiva alguns dos tecnólogos mais influentes do mundo; e por que uma nova tecnologia humanista é necessária.

GADGET – Você não é um aplicativo! nos  mostra o quanto alguns mantras sagrados da web viraram lugar comum. Esses mantras, segundo o pesquisador, estão nos negócios do Vale do Silício, no meio acadêmico e no foco da cobertura da imprensa de tecnologia. A tendência é que esse tipo de pensamento fique igual à noção de arquivos, tão incrustada em nossa sociedade que não teremos capacidade de pensar em outros caminhos possíveis.

O livro representa uma defesa dos seres humanos por um autor mais do que qualificado a discorrer sobre como a tecnologia interage com a nossa cultura. Lanier sugere que continuemos a utilizar a Internet, porém centrado nas pessoas e não nas tecnologias.

Sobre o autor:
Jaron Lanier é conhecido como o pai da tecnologia da realidade virtual e tem trabalhado na interface entre a ciência da computação e a medicina, a física e a neurociência. É cientista da computação, compositor, artista visual e autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário