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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Minimizando os riscos de descargas eletrostáticas (ESD) através da conformidade com a norma ESD 20:20

A ANSI/ESD S20.20 é a norma de controle de descargas eletrostáticas mais importante existente hoje. Muitas montadoras (OEMs) estão solicitando de suas facilities, subcontratados e fornecedores de peças certifiquem-se nesta norma.
Empresas que produzem ou manuseiam peças elétricas ou eletrônicas, possuem linhas de montagem de conjuntos ou equipamentos estão vuneráveis aos danos causados por descargas eletrostáticas (electrostatic discharge (ESD).

Com um sistema efetivo em conformidade com a ESD 20:20 ou ESD S20.20, estas empresas podem minimizar ou eliminar os riscos associados com a descarga eletrostática, melhorando a qualidade do produto e a satisfação do cliente.

DEFINIÇÃO

A eletricidade estática é definida como uma carga elétrica causada por um desbalanceamento dos elétrons na superfície de um material. Essa carga produz um campo elétrico que pode ser medido e pode afetar outros objetos à distância.


Descarga eletrostática, ou ESD (do inglês ElectroStatic Discharge), é definida como a transferência dessa carga entre corpos com potenciais elétricos diferentes.

Cargas eletrostáticas são criadas pelo contato e separação de dois materiais. Por exemplo, uma pessoa andando sobre um piso gera eletricidade estática conforme a sola do sapato entra em contato e em seguida se separa da superfície do piso. Da mesma forma um dispositivo eletrônico deslizando para dentro ou para fora de uma embalagem gera eletricidade estática, devido aos múltiplos contatos entre seu corpo e terminais e o material da embalagem. 
 Símbolo de componente ou placa sensível a ESD

 
EXEMPLO DE RISCOS CAUSADOS PELA ESD

Descargas eletrostáticas podem causar dois tipos de falhas: catastróficas e latentes.
As falhas catastróficas são as mais fáceis de serem percebidas. A placa, chip ou disco rígido de um computador, por exemplo, simplesmente não funcionam, mesmo quando novos. O usuário compra um módulo de memória, o vendedor o toca com as mãos. Talvez o tenha queimado. O usuário vai instalar o módulo e a memória não funciona. Sendo imediatamente percebida esta falha, o usuário pode ir à loja e solicitar a troca (azar do dono da loja).

As falhas latentes são bem piores. O equipamento funciona aparentemente bem, mas depois de alguns meses, semanas ou até dias, a falha é manifestada, de forma permanente ou intermitente.


O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO ESD

Esta norma provê requisitos técnicos e de gestão para o estabelecimento, implementação e manutenção de um Programa de Controle ESD para proteger peças elétricas ou eletrônicas, linhas de montagem ou equipamentos suscetíveis à danos por descargas eletrostáticas maiores ou iguais a 1000 volts HBM, 200 volts CDM, e 35 volts em condutores isolados.

A norma provê diretrizes em como desenvolver, implementar e manter um sistema que protege o manuseio de itens sensíveis à descarga eletrostática. Uma auditoria ESD 20.20 pode ser conduzida independentemente ou em conjunto com uma certificação ISO 9001:2008. Uma auditoria ESD típica leva um ou dois dias e deve ser revalidada por auditoria anuais de recertificação, que poderá contar com equipes adicionais para mais de uma localidade.


BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO ESD

  • Melhoria geral de processos e desempenho
  • Minimização e/ou eliminação de riscos associados com descargas eletrostáticas
  • Conformidade com requisitos ESD regionais e internacionais de prevenção, gestão e testes de descargas eletrostáticas
  • Garantia de um entendimento profundo das fontes de descargas eletrostáticas (ESD) nos processos de produção 
  • Aumento da satisfação do cliente
  • Tomar vantagem de outros sistemas de gestão, tais como a certificação ISO 9001:2008 em conjunto com a certificação ESD, poupando tempo e dinheiro


Fontes:
Acessado em 28/11/2014, às 22:35.
Acessado em 28/11/2014, às 23:09.
Acessado em 28/11/2014, às 23:11.


Fábio Carvalho possui vivência de mais de dez anos implementando, coordenando e auditando Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.









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domingo, 9 de novembro de 2014

Guia Exame 2014: As 10 empresas com melhores práticas nas categorias de sustentabilidade

A edição 2014 do Guia EXAME de Sustentabilidade foi conhecida na quarta-feira, 5 de novembro. A lista, considerada o maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país, reúne exemplos inspiradores. Neste ano, 61 empresas-modelo são apresentadas por 19 setores, com destaque especial para as companhias com as melhores práticas em cada um deles.

Além disso, a revista EXAME também destaca as companhias com as melhores práticas em 10 categorias da sustentabilidade. São elas: Governança de Sustentabilidade; Direitos Humanos; Mudanças Climáticas; Relação com a Comunidade; Relação com Clientes; Gestão de Fornecedores; Gestão de Água; Gestão de Biodiversidade; Gestão de Resíduo; e Ética e Transparência. 


MELHOR EM GOVERNANÇA DE SUSTENTABILIDADE: Brasil Kirin

 Saber ouvir os diversos stakeholderes é o principal trunfo da Brasil Kirin
Foto: Wikimedia Commons

Saber ouvir é a chave da política de sustentabilidade da fabricante de bebidas Brasil Kirin. Em 2013, a empresa criou uma vice-presidência de assuntos corporativos e sustentabilidade, além de um comitê para a área que reúne lideranças de 15 setores diferentes da companhia. Além disso, a empresa possui um canal de comunicação para receber contribuição de stakeholders sobre o que pode ser melhorado na política de responsabilidade socioambiental e ações que podem receber mais investimentos.


 MELHOR EM DIREITOS HUMANOS: Avon

Campanha Fale sem Medo ajuda a coibir a violência contra a mulher
Foto: Divulgação

A Avon desenvolve um trabalho exemplar de combate à violência contra a mulher. Seguindo investidas mundiais, a gigante dos cosméticos lançou no Brasil, em 2008, a campanha Fale sem Medo. Por meio dela, a empresa busca ampliar a percepção dos brasileiros em relação à Lei Maria da Penha, criada em 2010 para coibir a violência contra as mulheres. Outra investida, essa mais recente, foi a parceria com o Fundo de Investimento Social Elas, que selecionou 31 projetos ligados à defesa dos direitos das mulheres para receber apoio financeiro.


 MELHOR EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: BRF

BRF aumentou o transporte por trem e ampliou usou de energia limpa
Foto: Germano Lüders/EXAME

Recentemente, a fabricante de bens de consumo BRF criou a área de Gestão das Mudanças Climáticas, para cuidar dos usos do “capital natural”, os recursos necessários para as operações da empresa. Além da investida, lançou a meta voluntária de reduzir suas emissões de carbono em 10% até 2015. Para cumpri-la, vem intensificando o uso de fontes de energia renováveis e aumentando o transporte por trem, menos poluente que o rodoviário.


 MELHOR EM RELAÇÃO COM A COMUNIDADE: Bunge

Gigante do agronegócio patrocinou iniciativas para melhorar o ambiente de negócios na cidade
Foto: Ivson/Divulgação

Em 2009, a Bunge inaugurou uma usina de açúcar e etanol na cidade de Pedro Afonso, em Tocantins. Mas os planos da gigante do agronegócio não se resumiam apenas à nova unidade. Por meio de sua fundação, a empresa patrocinou iniciativas para melhorar o ambiente de negócios na cidade. Ofereceu, por exemplo, cursos em parceria com o Sebrae para empreendedores. Além de ajudar a reduzir a informalidade dos negócios locais, a Bunge também atuou na melhoria da qualidade da mão de obra local, que passou a ser incorporada pela própria empresa.


 MELHOR EM RELAÇÃO COM OS CLIENTES: AES Brasil

AES Brasil padronizou seu atendimento ao público
Foto: Germano Lüders/EXAME.com

Em 2009, a AES Eletropaulo era a terceira empresa de telefonia de uma lista inglória: a de reclamações no Procon, órgão de defesa do consumidor. Mas com investimento em informação de qualidade e padronização do atendimento ao público, a AES conseguiu deixar a lista. Em 2013, lançou o programa “Jeito AES de Atender”, para padronizar o atendimento ao público. Mais de 10.000 funcionários passaram pelo treinamento e ainda foram avaliados de forma oculta por executivos da companhia que se passavam por clientes comuns nas lojas e no call center.


 MELHOR EM GESTÃO DE FORNECEDORES: Camargo Corrêa

Construtora passou a monitorar a madeira comprada de seus fornecedores
Foto: Divulgação

Infelizmente, a extração de madeira ilegal ainda é uma realidade no Brasil e que apresenta riscos crescentes ao meio ambiente e também para os negócios. Atenta à questão, a construtora Camargo Corrêa passou a monitorar a madeira comprada de seus fornecedores, reduzindo o risco de danos à reputação por uso de material extraído ilegalmente. A empresa investiu na implantação de um sistema de rastreamento que cobre a maior parte da quantidade de madeira que compra todos os anos para suas obras.


 MELHOR EM GESTÃO DE ÁGUA: Ambev

Movimento Cyan atua na melhoria das bacias hidrográficas
Foto: Tatiana Vaz/Exame.com

A fabricação de cerveja é um negócio sedento. Só no ano passado, a fabricantes de bebidas Ambev vendeu 11,8 bilhões de litros de cerveja e 4,6 bilhões de litros de refrigerante. Tudo isso leva água – muita água. Não à toa, o líquido precioso está no centro das ações de sustentabilidade da empresa. Entre elas, destaca-se o Movimento Cyan, lançado há quatro anos, para conscientizar as pessoas sobre o uso racional da água. O foco do projeto é atuar na melhoria dos recursos hídricos em todas as bacias hidrográficas em que se localizam as fábricas da empresa no Brasil.


 MELHOR EM GESTÃO DE BIODIVERSIDADE: Danone

Danone compensa os efeitos da produção de seu famoso Danoninho
Foto: Andrey Rudakov/Bloomberg

Você sabe qual o impacto ambiental de um Danoninho? Instigada para saber a resposta desta pergunta, a fabricante de produtos lácteos Danone fez, ao longo de 2013, um detalhado estudo. Para compensar os efeitos da produção de seu famoso petit suisse sobre os recursos naturais, a a empresa adotou uma série de ações. Investiu 29 milhões de reais nos rios da região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde fica sua fábrica, para melhorar a qualidade das águas, indispensável para a produção do Danoninho, e também fechou parcerias com fornecedores para reduzir a quantidade de defensivos agrícolas usados nos morangos.


 MELHOR EM GESTÃO DE RESÍDUO: Coca-Cola

Coca-Cola criou o projeto Coletivo Reciclagem junto a cooperativas
Foto: Remy Gabalda/AFP

A Coca-Cola tem uma meta desafiadora: reciclar 100% das suas embalagens de refrigerantes até 2020. Hoje, a empresa já recicla 98% do alumínio, mas apenas 60% do plástico da garrafa PET. Para melhorar essa taxa, a empresa criou o projeto Coletivo Reciclagem. Dele participam cerca de 400 cooperativas, que recebem auxílios conforme suas necessidades. As menores e mais rudimentares, por exemplo, recebem apoio jurídico para se formalizar e comprar equipamentos de segurança, como luvas e botas.


 MELHOR EM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA: L'Oreal

Produtos da L´Oréal: crescimento também nos itens vendidos em farmácias
Foto: Bloomberg

O respeito às pessoas, às leis e aos costumes locais são pilares do código de ética da multinacional francesa de cosméticos L’Oréal. Criado há mais de dez anos, ele é atualizado com frequência para inserir novas diretrizes. A prevenção contra a corrupção é uma das mudanças mais recentes. E a diretriz veio acompanhada de mecanismos de denúncia. A empresa criou um canal exclusivo para receber denúncias de irregularidades, batizado de Voz Ativa, que vale internamente, como também nas negociações e parcerias com o público externo.

Publicado originalmente em: Rede Eco D 
Acessado em: 09/11/2014; 12:40 - Horário de Brasília.

Os 7 segredos do marketing pessoal

Por José Luiz Tejon Megido

Primeiro, não confunda marketing com coisa feia, enganação, enrolação. Sem dúvida isso a gente vê nas campanhas políticas. Mas aquilo não é marketing, é manipulação de massas através da propaganda. Concebemos o marketing ético, aquele que pregamos e professamos na nossa ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde atuo há muitos anos. 

Marketing significa dirigirmos negócios, organizações com ou sem fins lucrativos; Dona Jô Clemente, fundadora da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, se considera uma “marqueteira”. Ela diz: “sem marketing eu jamais teria construído a Apae”, a partir da análise e identificação das percepções humanas, e como conectamos as nossas realidades ao reino de como as pessoas sentem e percebem o mundo ao seu redor.

Logo você vai ver numa Nike, não mais um simples sapato, mas um sentido de vida: a grandeza humana você descobre no seu interior. Você verá na Coca Cola, a alegria e como abrir a felicidade. Numa Skoll, uma lata de cerveja vira algo que fascina. E os pontos de venda, incluindo os petshop’s, se transformam em palcos onde os clientes interpretam os seus papéis em vida.

Agora, e você? Não se espante, somos também atores e atrizes no palco da vida. Podemos tomar consciência dos nossos papéis, e interpretá-los com mais engajamento, profundidade e qualidade, ou não. E, novamente, isso não significa não ser você mesmo, ou não ser natural, ou confundir legítimos papéis na vida, com fazer tipo, caras e bocas. 

Muitos de nós não conseguimos progresso na carreira, nos negócios, e na própria vida pessoal, por não conseguirmos compreender situações, momentos, e não nos preparamos para construir papéis adequados. A consequência termina sendo não explorarmos todo o potencial humano que trazemos dentro de nós. Logo, marketing pessoal nasce primeiro de suas legítimas verdades, de sua vocação, do seu dom.

Segundo, ainda intimamente, você pensar em como o melhor de você consegue resplandecer, e ser assim percebido. Ou seja, os dois primeiros passos estão num diálogo pessoal, interior e íntimo. Você precisa tomar consciência das suas virtudes, do que representa o diferencial único da sua pessoa, na gigantesca colcha de retalhos humana, que compõem toda a sociedade. Agora entram os aspectos de aprimoramento. 

O terceiro passo exigirá que você busque seu aprimoramento. Você deve responder a seguinte questão: o que eu preciso desenvolver para dar cada vez mais consistência e verdade interior, dos meus papéis na vida, sejam eles no meu trabalho, como um veterinário, por exemplo, como comerciante, como professor, como estudante, como filho, pai, mãe, apaixonado, amante, ou dirigente de uma Ong de bem estar animal. Essa busca íntima vai dar verdade, vai configurar o que chamamos de fé cênica.

A legítima força interior com a qual você atua, sua profunda motivação. Ela precisa ser aprimorada, estudada e virar parte do seu inconsciente, mas isso a partir da consciência de si mesma. Para esse terceiro ponto, vital, estude pessoas admiráveis, não se preocupe se começar a fazer isso mesmo imitando. Não faz mal. Imite o admirável, isso o fará melhor. Depois você irá burilando e encontrando o seu jeito próprio de interpretar a si mesmo na vida. 

O quarto passo já está em como seu corpo, sua voz, seu olhar, seus sentimentos cativam, atraem, e desenvolvem nas outras pessoas um prazer na sua convivência. Ser gostado, ser querido, ser amável. Aprimore a empatia com os outros, goste de ouvir, compreenda antes de se posicionar. Ouça muito mais do que fala. E, ao falar, seja ao máximo carinhoso, e busque sempre se colocar como uma pessoa cooperativa, e disposta a ajudar o próximo a ser bem sucedido. 

O quinto passo do marketing pessoal envolve como você se reveste no seu entorno. Já não mais na sua pessoa em si, mas o quanto você escreve para blogs, publicações. O quanto você se expõe, dá aulas, palestras, ou seja, o quanto cresce a sua reputação, além do círculo mais imediato da sua pessoa. Por isso, contribua e ofereça seu saber para difundir o bem e o conhecimento útil. 

O sexto passo do marketing pessoal exige que você seja uma pessoa que ajude e construa bens para a sua categoria profissional. Participe de suas entidades de classe, de associações. Idealmente assuma alguma responsabilidade em organizações com fins de promoção da sua classe, do seu grupo de interesses, sempre com fundamentos éticos, mas tenha uma efetiva participação como profissional consciente da missão e da valorização do que você faz, e dos seus colegas.

E, por último, nesse universo de marketing, lembre-se de que nas marcas, e nos negócios, temos um assunto que chamamos de co-brand. Significa o quanto a marca do nosso negócio aparece ao lado de outras marcas que nos alavanquem, que façam bem para nosso produto. Na vida, da mesma forma, somos o resultado dos relacionamentos que aprendemos a cultivar e a valorizar. A velha lei do “dize-me com quem andas e te direi quem és” vale e agora podemos substituir por outra: “dize-me com quem andas e te direi para onde vais”!

No marketing pessoal busque elos, vínculos e relacionamentos com profissionais, gente, empresas, marcas saudáveis, éticos e sustentáveis. A longo prazo, na sua carreira e na sua vida, isso irá fazer toda a diferença para o sucesso.

Trabalhe com muita alegria e felicidade. Dessa forma você vende e cria vínculos de alegria e felicidade. Essa regra de ouro é definitiva na vida, pois será sempre a sua criança interior, aquela responsável pelo prazer de aprender, aprender e aprender. O fundamento maior que vale tudo isso. Boa sorte.

Publicado originalmente em: Exame.Com
Acessado em: 09/11/2014; 12:01 - Horário de Brasília


domingo, 2 de novembro de 2014

Pensamento: Liderança

"Líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas a ação, sem necessidade de usar a força."

Autor desconhecido.