Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2016

Projeto, Programa e Portfólio

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

Programa é um grupo de projetos, subprogramas e atividades do programa relacionados e que são gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Portfólio é um conjunto de projetos, programas e subportfólios e operações gerenciados em grupo, para alcançar objetivos estratégicos.



Fontes:
PMBoK Guide
Blogtek

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Síndrome de burnout

Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".
Revista Viver Mente e Cérebro, edição 161, junho de 2006.



Descrição


A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de Síndrome do esgotamento Profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.

A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Área da Saúde, Segurança Pública, setor bancário, Educação, Cartorários, Tecnologia da informação, Gerentes de Projetos, profissionais da saúde em geral, jornalistas, advogados, professores e até mesmo voluntários.

 

Estágios


São doze os estágios de Burnout:
  1. Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz
  2. Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo);
  3. Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
  4. Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
  5. Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da autoestima é o trabalho;
  6. Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
  7. Recolhimento e aversão a reuniões (recusa à socialização);
  8. Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor);
  9. Despersonalização (evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens, recados etc);
  10. Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;
  11. Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
  12. E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.

 

Sintomas


Os sintomas são variados: 

  • fortes dores de cabeça,
  • tonturas,
  • tremores,
  • muita falta de ar,
  • oscilações de humor,
  • distúrbios do sono,
  • dificuldade de concentração, e
  • problemas digestivos. 

Segundo Dr. Jürgen Staedt, diretor da clínica de psiquiatria e psicoterapia do complexo hospitalar Vivantes, em Berlim, parte dos pacientes que o procuram com depressão são diagnosticados com a síndrome do esgotamento profissional. O professor de Psicologia do comportamento Manfred Schedlowski, do Instituto Superior de Tecnologia de Zurique (ETH), registra o crescimento de ocorrência de "Burnout" em ambientes profissionais, apesar da dificuldade de diferenciar a síndrome de outros males, pois ela se manifesta de forma muito variada: "Uma pessoa apresenta dores estomacais crônicas, outra reage com sinais depressivos; a terceira desenvolve um transtorno de ansiedade de forma explícita", e acrescenta que já foram descritos mais de 130 sintomas do esgotamento profissional.

Burnout é geralmente desenvolvida como resultado de um período de esforço excessivo no trabalho com intervalos muito pequenos para recuperação. Pesquisadores parecem discordar sobre a natureza desta síndrome. Enquanto diversos estudiosos defendem que Burnout refere-se exclusivamente a uma síndrome relacionada à exaustão e ausência de personalização no trabalho, outros percebem-na como um caso especial da depressão clínica mais geral ou apenas uma forma de fadiga extrema (portanto omitindo o componente de despersonalização).

Trabalhadores da área de saúde são frequentemente propensos ao burnout. Os médicos parecem ter a proporção mais elevada de casos de burnout (de acordo com um estudo recente no Psychological Reports, nada menos que 40% dos médicos apresentavam altos níveis de burnout). Cordes e Doherty (1993), em seu estudo sobre esses profissionais, encontraram que aqueles que tem frequentes interações intensas ou emocionalmente carregadas com outros estão mais suscetíveis.

Os estudantes são também propensos ao burnout nos anos finais da escolarização básica (ensino médio) e no ensino superior; curiosamente, este não é um tipo de burnout relacionado com o trabalho, mas com o estudo intenso continuado com privação do lazer, de atividades lúdicas, ou de outro equivalente de fruição hedônica. Talvez isto seja melhor compreendido como uma forma de depressão. 

Os trabalhos com altos níveis de stress ou consumição podem ser mais propensos a causar burnout do que trabalhos em níveis normais de stress ou esforço. Alguns profissionais parecem ter mais tendência ao burnout do que outros:

  • profissionais de TI, 
  • policiais, 
  • taxistas, 
  • bancários, 
  • controladores de tráfego aéreo, 
  • engenheiros, 
  • músicos, 
  • professores, e 
  • artistas.


Adaptado de:
Wikipedia
Revista Viver Mente e Cérebro, edição 161, junho de 2006

Acessado em: 29/07/2016, 10:00 - Horário de Brasília



sábado, 16 de julho de 2016

Workshop de Imersão em GD&T

LIGUE AGORA MESMO PARA 11 5643-0025

Participe deste Evento e confira as novidades e tecnologias aplicadas para otimização, controle  
e Garantia da Medida Exata em Qualquer Lugar do Mundo
Ligue e informe-se 11 5643-0025 - Eliza - treinamento@mitutoyo.com.br





 









Publicado originalmente em: Mitutoyo
Acessado em 16/07/2016 - 23:50, Horário de Brasília

domingo, 3 de julho de 2016

Laboratório Químico do IQA é acreditado pela CGCRE do Inmetro

Instalado nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba, SP, o Laboratório Químico do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) acaba de ser acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro. A certificação representa o reconhecimento da competência técnica do laboratório para o desenvolvimento das atividades de ensaios em produtos.

“Esta acreditação do laboratório tem o reconhecimento dos principais organismos de acreditação do mundo através dos acordos de cooperação do ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation), IAAC (Interamerican Acreditation Cooperation) e IAF (International Acreditation Forum)”, avalia Sérgio Kina, gerente técnico do IQA. O Instituto atende a norma internacional de acreditação de laboratórios, a ISO/IEC 17025, além das normas específicas de ensaios para os escopos de Arla 32 e de Líquido para Freios.

Com equipamentos de última geração, o Laboratório Químico do IQA tem capacidade para realizar ensaios de produtos como Arla 32 e líquido de freio. foto: divulgação/IQA






Para conceder a acreditação, o Inmetro analisou toda a documentação do sistema de gestão do laboratório e fez uma auditoria in loco, em que avaliou todos os processos de trabalho para a realização das atividades de ensaios. “O processo de acreditação é bastante complexo e extenso. Na auditoria, o Inmetro faz uma averiguação completa do sistema para a verificação de nossa competência técnica e atendimento das normas de acreditação”, conta Kina.

Para o gerente técnico do IQA, a principal vantagem de receber a acreditação da CGCRE do Inmetro é o reconhecimento da competência a nível nacional e internacional das atividades do laboratório. “Todas as nossas análises são realizadas com equipamentos de última geração e estão à disposição para toda a sociedade”, destaca.
Segundo Mário Guitti, superintendente do IQA, o laboratório agora deve ampliar os escopos de atuação. “Além disso, o IQA contribui com o desenvolvimento de novas tecnologias. Vamos firmar parcerias com as universidades para a realização de ensaios em nosso laboratório e prestação de serviços às empresas”, afirma Guitti.

O laboratório de análises químicas

O IQA inaugurou em setembro de 2014 o primeiro laboratório do instituto, nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a 100 km de São Paulo. Foi a primeira fase de um projeto mais amplo, que contempla ainda um laboratório Metalográfico, um de Ensaios Mecânicos e uma Pista de Ensaios Veiculares.

Com equipamentos de última geração, o Laboratório Químico do IQA no PTS tem capacidade para realizar ensaios de produtos como Arla 32 e líquido de freio. Os equipamentos deste laboratório também contemplam análises de outros produtos do segmento automotivo como, por exemplo,aditivo de radiador.

Na lista de equipamentos, destaque para o instrumento de medição ICP – OES (Inductively Coupled Plasma – Atomic Emission Spectrometer – sigla em inglês para Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente), que realiza análise de elementos em diferentes matrizes sólidas, líquidas, orgânicas e inorgânica, Espectrômetro FTIR (espectroscopia de infravermelho), para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra, e o Espectrofotômetro UV, utilizado para determinar de um modo quantitativo a concentração de substâncias em solução que absorvem radiação.

Além disso, conta com Titulador Karl Fischer, usado para determinar traços de água em uma amostra, Refratômetro Digital de alta precisão,para medir a concentração das misturas de fluidos (açúcar em bebidas, impurezas em óleos, combustíveis etc.) com precisão de cinco casas decimais, e balança analítica de alta precisão, para pesagem de amostras e reagentes (precisão de até 0,00001 g), entre outros.

Publicado originalmente em: LabNetwork 
Acessado em 03/07/2016 - 12:07, Horário de Brasília